Friday, September 1, 2017

FIRST EXHIBITION @ VANTAG'S NEW VENUE

A.DeLima
"Pictures at an exhibition redux"
Site-specific installation & performance
3m x 11m x 0,2m | 60min. or 6min
 september 1st, 2017
...|...
VANTAG @ the garden

























...

imagens sem manipulações



FOTOGALERIA

Acredite. Estas 81 imagens são verdadeiras, sem manipulações

3.791
9
Parecem repletas da magia Photoshop, mas a realidade basta-lhes para serem simplesmente impressionantes. Olhe e deixe-se encantar por 81 imagens que nunca foram manipuladas em computador.
Yaplakai
Tempestades no meio de erupções vulcânicas, animais que parecem tocar guitarra com as folhas, momentos perfeitos e bem eternizados.
Nestas imagens não há montagens, não há aperfeiçoamentos nem mentiras piedosas. Porque não é preciso manipular aquilo que a realidade criou com genialidade desde o início.
Deixe-se embrenhar nas 81 imagens que recolhemos para si na fotogaleria.

 Logo Observador

acabou a pedir desculpa




FOTOGRAFIA

Ganhou concurso da Nikon. E acabou a pedir desculpa

110
1
A Nikon lançou o concurso mensal de fotografia na Internet. Um concorrente submeteu uma fotografia e ganhou mas começaram a chover críticas e tanto a empresa como o autor tiveram que pedir desculpa.
A fotografia publicada por Chay Yu Wei com uma onda de críticas a alegar que o avião tinha sido adicionado à imagem através do Photoshop
Nikon/@yuuuuuwei
A filial de Singapura da empresa japonesa Nikon abriu um concurso mensal, no principio de janeiro, via Facebook, em que toda a gente pode participar com as respetivas fotografias: “Encante-nos com a sua fotografia monocromática”, é o lema, conta a BBC. As regras para se entrar o concurso dizem que as fotografias têm que ser trabalhos originais, sem especificar as funções de edição que podem ou não ser utilizadas.
Chay Yu Wei registou-se na competição com uma fotografia com o nome “the classic look up” (o clássico olhar para cima). A imagem começou a popularizar-se quase de imediato nas redes sociais, com pessoas a perguntar inclusivamente a Wei quanto tempo teve de esperar para que passasse um avião pelo ângulo em que estava e chegar à foto final. Ora a resposta do autor foi: “Não muito tempo, tive sorte”, acompanhando a frase com um smile.
Uma semana depois da publicação da fotografia, a Nikon anunciava Chay como o vencedor do mês de janeiro. No entanto as reações na Internet não foram bem as esperadas. Começaram a surgir muitas críticas a duvidar da originalidade do trabalho alegando que o avião fotografado de baixo para cima por uma ‘janela’ vertical tinha sido lá colocado através do Photoshop.
A quantidade de suspeitas levaram a um pedido de desculpas por parte da Nikon no dia 30 de janeiro onde afirmou: “Não devemos comprometer os padrões mesmo que para um concurso de fotografia informal” reconhecendo o erro. “Cometemos um erro honesto e a resposta estimulante da comunidade hoje é um lembrete para nós de que o verdadeiro espírito da fotografia está muito viva”.
Nessa mesma noite foia a vez de Chay publicar o seu pedido de desculpas no Instagram:
No longo texto, o concorrente explica que o avião foi adicionado através de uma “edição brincalhona” e que não tinha intenção de “enganar ninguém”. Sobre o facto de ter dito que não teve de esperar muito para conseguir fotografar um avião Chay disse que estava a brincar.
Apesar de tudo admitiu que “passou a linha ao submeter a foto para a competição” pedindo desculpa à Nikon e à comunidade.
Mas as críticas dos internautas não pararam e obrigaram a uma segunda reação por parte da empresa garantindo que irá “fazer a coisa certa pela nossa comunidade e pelos padrões que se esperam da Nikon, e por isso, remover o Look Up das nossas páginas”. Como se não bastasse toda esta polémica e troca de comunicados, nos últimos dias a imprensa local descobriu uma fotografia muito semelhante à de “Look Up” que foi publicada há um ano.

Logo Observador

Como 18 fotos acabaram manipuladas

Logo Observador





PHOTOSHOP

Photoshop. Como 18 fotos na Internet acabaram manipuladas

O céu parece mais colorido, as ruas mais limpas e as luzes mais brilhantes. Mas, afinal, é tudo falso. Um fotógrafo mostra como fotos normais são alteradas para de tornarem em obras de arte.
Peter Stewart Photography
Chegou à Tailândia. Na memória vai uma fotografia que viu algures na Internet com o céu azul e limpo, a água transparente e as rochas cobertas por uma leve vegetação de cor bem viva. Não há nada nem ninguém na areia branca a não ser um chapéu de palha e uma cadeira à sua espera. Depois de longos meses a poupar dinheiro, lá compra um bilhete para um destino que acredita ser o paraíso. Só que, afinal, a areia que acaba de pisar não é assim tão branca, o céu não é assim tão azul, a praia está cheia de gente e as pedras, afinal, não são coroadas por um manto verdejante assim tão impressionante. O que aconteceu?
Simples: uma modificação feita pelo Photoshop. Antes de invadir os olhos dos internautas, muitas fotografias passam pela varinha mágica de programas criados para aperfeiçoar imagens e tornar o mundo mais apetecível. Pode aumentar a saturação das cores para elas parecerem mais vivas, mudar os contornos dos objetos para eles se tornarem mais perfeitos ou mudar as paisagens para parecerem de outro mundo. E isso não acontece apenas em destinos paradisíacos que atraem milhares de turistas anualmente: pode acontecer até com as mais normais fotografias que encontra nas redes sociais.
Isto mesmo foi o que o fotógrafo norte-americano Peter Stewart quis provar quando viajou pela Europa e pela Ásia para fotografar destinos turísticos de renome. Peter tirou fotografias de monumentos e paisagens bem reconhecidas e duplicou-as: uma deixou ao natural, outra alterou com Photoshop para poder compará-las. Depois publicou o resultado na Internet. Consulte-o na fotogaleria. E conheça mais de Peter Stewart através do site do fotógrafo.
PARTILHE
COMENTE
+Seja o primeiro a comentar
SUGIRA
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt